Primeiro e mais importante: Este não é um problema da sua empresa. Estamos vivendo uma situação de saúde pública mundial que afetará TODAS as empresas. Este é o aspecto positivo da situação, fornecedores, clientes, prestadores de serviços, todos serão afetados e sendo assim, juntos conseguiremos reestruturar nossas operações para o retorno ao equilíbrio.
Dentro da empresa, o primeiro movimento a ser feito é projetar o fluxo de caixa. Caso você ainda não tenha, disponibilizamos um modelo ao final desta matéria. Se tem dúvidas e necessita de suporte, estamos à disposição para auxilia-lo.
Após todas as contas lançadas no fluxo, realize uma projeção muito pessimista para os próximos 120 dias. A questão aqui não é ser negativo, mas sim pensar de forma otimista, mas se preparar para o pior, pois se por ventura ele acontecer, você estará preparado.
Para isto, ajuste um fluxo de recebimentos com alta inadimplência. Após projetar estas entradas, comece a verificar as contas que podem ser postergadas, fornecedores que possam ter suas dívidas renegociadas e até mesmo, caso você tenha dinheiro em caixa, propor a quitação de dívidas com grande desconto. Lembre-se, todos estão buscando liquidez, é um bom momento para quitar dívidas e financiamentos com descontos consideráveis.
Recapitulando:
1. Construa o fluxo de caixa;
2. Projete entradas com alta inadimplência;
3. Verifique as saídas (contas a pagar) que podem ser postergadas ou quitadas.
As ações que o governo está tomando, explicando de forma simples, estão relacionadas para que você consiga equilibrar este fluxo de caixa. “Pausar” e postergar financiamentos, arrumar linhas de capital de giro para injetar dinheiro na empresa, fornecer renda básica para a população para que possam honrar compromissos e principalmente, ter dinheiro para as necessidades básicas.
Tudo é um jogo para equilibrar o fluxo de entradas e saídas na sua empresa.
Abaixo listamos algumas ações propostas pelo BNDES e também um relatório resumo desenvolvido pelo SEBRAE, com todas as ações que o governo vem tomando para auxiliar sua empresa neste momento.
BNDES:
1. Incentivar o investimento: Através da baixa da Selic para 3,75% ao ano, os financiamentos do BNDES para máquinas e equipamentos atingem um patamar de juro na ordem de 8% ao ano. Com juros baixos, busca-se o estimulo ao investimento.
2. Equilibrar fluxo de caixa: visando auxiliar as empresas a realizar o equilíbrio proposto acima, o BNDES possibilita o travamento dos financiamentos que sua empresa tenha com o banco.
3. Manter fluxo de caixa positivo: caso você necessite uma entrada de dinheiro no seu caixa para mante-lo equilibrado, o BNDES lançou linha de capital de giro com 24 meses de carência. Este recurso está disponível para todas empresas que faturem no máximo R$300 milhões por ano e pode ser acessada pelos bancos comerciais.
RELATÓRIO SEBRAE:
Abaixo anexamos o relatório do SEBRAE com todas as ações (até o momento) do governo para auxiliar as empresas.
SIMPLES NACIONAL - Perguntas e Respostas - Resolução 152 CGSN
Link para documento: https://bit.ly/3alRggJ
Versão consolidada dos Informes diários da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE
Link para documento: https://bit.ly/39mW04a
MODELO DE PLANILHA PARA PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
Link para documento: https://bit.ly/3bwTPfR
Lembre-se, esta situação vem sendo enfrentada por todos os empresários. Com união e diálogo encontraremos o equilíbrio para retomar a normalidade dos negócios. Caso necessite de ajuda, entre em contato que estaremos a disposição para auxiliar.
Dica extra: aproveite o momento para elevar a maturidade da gestão de sua empresa. Implemente modelos de gestão mais profissionais, reduza desperdícios, INOVE.
Комментарии